Orquestra Barroca da Casa da Música interpreta "L' Ippolito"
A obra deste compositor português da primeira metade do século XVIII foi composta para celebrar o aniversário de Maria Bárbara de Bragança (1711-1758), infanta portuguesa, filha do rei D. João V, que viria a tornar-se rainha de Espanha pelo seu casamento com Fernando VI de Bourbon.
Na sua estreia contou com "um elenco de luxo que incluiu cantores favoritos de Händel e de Mozart. No entanto, e apesar dos grandes sucessos que são a oratória La Giuditta e a ópera cómica La Spinalba, grande parte da obra de Francisco António d'Almeida permanece hoje desconhecida", refere a Casa da Música (CdM).
A estreia moderna de L'Ippolito levou a Orquestra Barroca Casa da Música e "um notável conjunto de cantores aos prestigiados Festivais de Sablé e de Ambronay", em França. Aquela que foi "uma das obras mais aplaudidas pela corte portuguesa de Setecentos no culminar da Idade do Ouro lusitana" será agora apresentada na Sala Suggia, no Porto, acrescenta a CdM.
A obra de Francisco António d'Almeida será interpretada por Ana Quintans, Eduarda Melo e Sónia Grané (sopranos), Christopher Lowrey (contratenor), Roberto Ortiz (tenor) e Daniel Auchincloss (tenor/contralto). Laurence Cummings estará na direção musical e cravo e Martin Parr na direção cénica.
O espetáculo começa às 18:00.